Get Adobe Flash player

titulo_menup

Portuguese English French Italian Russian Spanish

 planta Economizar energia e proteger o planeta 

 

Saber como poupar energia tornará o nosso mundo mais sustentável.

São os pequenos gestos do dia-a-dia que fazem toda a diferença e podem ajudar a poupar energia. Ficará surpreendido como pequenas alterações das rotinas poderão ajudar o equilíbrio do planeta Terra ao mesmo que reduzem o valor de algumas faturas.

Aqui ficam umas pequenas dicas para reduzir os seus consumos de energia sem perder conforto:

  • Substitua todas as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas. Apesar de serem bastante mais caras, consomem cerca de 5 vezes menos energia e duram 8 vezes mais. 

bulbs Video: The animals save the planet, use energy saving bulbs

Ajude a salvar o planeta, use lâmpadas de baixo consumo

  • Não deixe os seus aparelhos em standby (a luz de presença vermelha que se mantém depois de apagarmos a TV com o telecomando, por exemplo). Desligue ou tire da tomada quando não o estiver a usar. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.
  • dog Video The animals save the planet, turn off what you don’t use 

    Ajude a salvar o planeta, desligue o que não está em uso

  • Evite deixar o telemóvel a carregar toda a noite. Continua a gastar eletricidade, mesmo quando a carga já está completa. Por outro lado, quando tirar o telemóvel depois de carregado, nunca deixe o carregador na tomada, se não, vai continuar a consumir energia!
    • Use apenas pilhas e baterias recarregáveis. Sim, é verdade que são bastante mais caras que as 'normais', mas a médio e longo prazo tornam-se mais económicas além de serem muito mais ecológicas.
      • Cada pilha recarregável dura o equivalente a mil pilhas descartáveis (pode ser recarregada mais de mil vezes). Isto significa menos produtos químicos e matérias-primas utilizados na produção de novas baterias, menos resíduos que acabariam descartados inadequadamente e menos dinheiro gasto na compra de novas pilhas.
      • No entanto, todas as pilhas (recarregáveis ou não) são constituídas por materiais perigosos, altamente tóxicos não biodegradáveis, produzindo resíduos prejudiciais ao ambiente e saúde pública. Quando as suas pilhas já não estiverem em boas condições deposite-as no pilhão.
    • Tome banho de chuveiro. E de preferência, rápido. Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro.

    elephant Vídeo The animals save the planet, use only the water you need

    Ajude a salvar o planeta, use apenas a quantidade de água necessária)

    • Regue as plantas à noite. Ao regar as plantas à noite ou de manhãzinha, você impede que a água se perca na evaporação, e também evita choques térmicos que podem agredir suas plantas.
    • Sabia que um congelador é mais eficiente quando está cheio? Se não o tiver cheio, junte algumas garrafas de plástico cheias de água, até precisar do espaço!
    • Os frigoríficos e arcas congeladoras devem estar longe de janelas, portas e do fogão, pois assim consomem mais energia. A temperatura recomendada para um frigorífico é entre 1° e 4°C e a do congelador -18°C. Cada grau abaixo destas temperaturas não faz qualquer diferença na forma como os alimentos são preservados, mas aumenta o consumo de energia em aproximadamente 5%.
    • Limpe o pó da resistência do frigorífico para ajudar a dispersar o calor e aumentar a sua eficiência energética. As resistências com pó podem desperdiçar até 30% mais de eletricidade!
    • Cada vez que abre a porta do forno para espreitar o assado, perde 25% de calor, o que implica que o forno terá de reaquecer para voltar à temperatura inicial.
    • Cozinhe com as tampas das panelas colocadas. Ao tapar as panelas, enquanto cozinha aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar, consumindo apenas um quarto da energia que precisaria se não as colocasse.
    • Desligue sempre o forno ou o lume do fogão alguns minutos antes do previsto – o calor acumulado é o suficiente para continuar a cozinhar os alimentos!
    • Cozinhe com fogo mínimo. Não adianta, por mais que aumente o fogo, a comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100º C numa panela comum. Com o fogo alto, vai é queimar a comida.
    • Coma menos carne vermelha. A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Já sentiu aquele cheiro pavoroso quando se aproximou de alguma fazenda/criação de gado? Pois é: É metano, um gás inflamável, poluente e megafedorento.

    cow Veja o video The animals save the planet, eat a balanced diet 

    Ajude a salvar o planeta, tenha uma alimentação equilibrada

    • A crescente produção e consumo de produtos de origem animal coloca uma pressão insustentável nos recursos globais de água potável. Para ter uma ideia, para produzir 1 kg de carne bovina são necessários cerca de 15.000 litros de água potável, enquanto que para um quilo de frango, são consumidos cerca de 4.000 litros. Para mais informações veja aqui.
    • Compre mais alimentos frescos ao invés de congelados. A comida congelada além de mais cara, consome até 10 vezes mais energia para ser produzida.
    • Quando for ao supermercado, leve os seus próprios sacos. Os sacos de plásticos descartáveis são um dos maiores inimigos do meio-ambiente.

    bag Veja o vídeo The animals save the planet, use biodegradable products 

    Ajude a salvar o planeta, use produtos biodegradáveis

    • As máquinas de lavar loiça e roupa só devem trabalhar com a sua carga máxima e de preferência à noite, quando as tarifas de eletricidade são mais económicas, utilizando os programas de mais baixa temperatura (se lavar a sua loiça e roupa a 40º em vez de 60º, poupa mais de 40% de eletricidade!)
    • Sempre que possível, troque a máquina de secar roupa pelo estendal e o ar livre (a energia do sol e/ou vento é gratuita). Porém, se tiver de utilizar a máquina de secar, não se esqueça, sempre na carga máxima e faça várias secagens seguidas para aproveitar o calor acumulado!
    • Reduza o tempo de utilização do aquecimento e ar condicionado, isolando bem portas e janelas para manter o calor e o frio dentro de quatro paredes. Se puder escolher, opte por vidros duplos.

    bear Veja o vídeo The animals save the planet, insulate your home 

    Ajude a salvar o planeta, use materiais isoladores na sua casa

    • No escritório, desligue o ar condicionado uma hora antes do final do dia Num período de 8 horas, isso equivale a 12,5% de economia diária, quase um mês de economia no final do ano. Além disso, no final do dia a temperatura começa a ficar mais amena.
    • Nunca é demais lembrar: recicle. Recicle no trabalho e em casa (Produzir uma tonelada de papel reciclado pouca cerca de 22 árvores e consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum).

     lion Veja o vídeo The animals save the planet, recycle all you can

    Ajude a salvar o planeta, recicle o seu lixo

     

     
    titulo_destaques
    Março 2019 Abril 2019
    SeTeQuQuSeDo
    123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031